Início    Site    Sobre Nós

Financiamento de veículos: como se proteger dos juros abusivos

Criado 05/02/22        

Com um cenário mais positivo e otimista em relação à pandemia, muitos brasileiros decidiram realizar o sonho de comprar o carro próprio. Segundo informações da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o mercado de carros seminovos está em alta no país e deve continuar crescendo.

A maneira mais vantajosa de comprar um veículo é à vista, mas na maioria dos casos, por falta de dinheiro suficiente, o consumidor acaba optando pelo financiamento. As possibilidades e facilidades para essa operação financeira podem ser muito tentadoras e a disputa dos bancos para chamar a sua atenção está cada vez mais acirrada. 

Por isso, o que você deve saber antes e depois de financiar um veículo? Como se proteger dos juros abusivos? É o que vamos explicar neste artigo.

Examine a sua situação financeira

Antes de decidir financiar um veículo, verifique se você terá condições de honrar o acordo mesmo se surgir um imprevisto. Além disso, leve em consideração os gastos com combustível e manutenção do automóvel. Para prevenir possíveis percalços, que poderiam resultar no atraso das parcelas, o ideal é que a dívida não comprometa mais de 30% da sua renda. 

Poupe dinheiro para a entrada 

O valor da entrada pode variar de acordo com cada instituição financeira. Mas, a regra é clara: quanto mais alta for a sua entrada melhor, porque ela será abatida no valor total do veículo e as taxas de juros cobradas tendem a ser menores.  

Pesquise o banco

Encontre uma instituição financeira que ofereça o melhor custo-benefício no seu caso. No site do Banco Central tem disponível uma tabela com a média de juros aplicados na aquisição de veículos. Você pode realizar uma consulta gratuita, para averiguar se a taxa de juros de um banco X está condizente ou não com o mercado. Além disso, é importante se informar sobre as condições de parcelamento e o custo efetivo total da operação. 

Negocie a dívida

Se você já fez um financiamento, as parcelas estão altíssimas e os juros são abusivos, saiba que você tem o direito de buscar maneiras de resolver essa situação. A melhor forma de se livrar de cobranças abusivas é por negociar a dívida o quanto antes com o credor. Não sabe por onde começar? A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. 

Empresas especializadas nesse ramo podem negociar essa dívida por você e ainda garantir um acordo mais satisfatório do que o esperado. Nós, da Solução Financeira, atuamos há mais de 6 anos nesse mercado e já resolvemos mais de 50 mil contratos.

Para conhecer mais sobre o nosso serviço de negociação, entre em contato conosco a qualquer momento. Um especialista irá analisar o seu caso minuciosamente e informar o percentual de desconto que é possível alcançar na sua dívida, podendo chegar a até 70%. 

Agora você já sabe, para se certificar que vai fazer um ótimo negócio na aquisição de um veículo, avalie previamente a sua situação financeira e seja realista, guarde dinheiro para a entrada e escolha bem o banco antes de realizar esse tipo de operação. Mas, se você já fez um financiamento e está pagando juros abusivos, negocie a dívida com a ajuda de um especialista da Solução Financeira.

Posts Relacionados

Solução Financeira


Siga-nos

Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27