SOLUÇÃO ENSINA

Você sabe a diferença entre estar endividado e inadimplente?

Em Agosto de 2022, quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas e inadimplentes são 30%. São estados diferentes e aqui você entende o que é e como sair de cada um desses estados.

Criado 14/10/22         

diferença entre endividamento ou inadimplência

Diferença entre endividado e inadimplente

Antes de mais nada, é importante ressaltar que estar endividado ou inadimplente não é um estado permanente. Sobretudo, manter a organização financeira não é tão difícil quanto parece mesmo com pouca fonte de renda. Na verdade, é preciso se concentrar mais na quantidade de gastos para equilibrar com o quanto ganha. Quando não há esse equilíbrio é que entra o estado de endividamento ou inadimplência.

No Brasil, é muito comum que a aquisição de bens seja por meio de empréstimos ou financiamento. Principalmente as classes sociais mais baixas tendem a solicitar crédito para bancos e fintechs. Isso ocorre pela dificuldade de poupar dinheiro para grandes compras, mesmo com as vantagens de comprar à vista. Por conta disso, o orçamento das famílias brasileiras é constantemente ameaçado pelo acúmulo de contas.

O que é endividamento

Por mais que os termos endividado e inadimplente costumam ser usados como sinônimos, na verdade não são. Estar endividado nada mais é que se comprometer com pagamentos futuros para os próximos dias, meses ou anos. Ou seja, o endividamento é simplesmente o ato de contrair uma dívida.

Nesse sentido, mesmo que mantendo o pagamento em dia, a pessoa está endividada. Isso porque parte do orçamento é destinado ao cumprimento daquela obrigação financeira. Por exemplo, assumir parcelas de financiamentos, empréstimos, compras a prazo etc. Não apenas dívidas bancárias, mas crediário de lojas e até mesmo o cartão de crédito são maneiras de se endividar.

Inadimplência e nome sujo

Da mesma forma, estar inadimplente significa deixar de pagar alguma dessas dívidas, mas não se trata apenas das dívidas citadas acima. Também é considerado o atraso das contas primárias como fatura de água e luz, condomínio, imobiliária, governo federal e pessoas físicas como autônomos prestadores de serviços. Porém, quem está inadimplente, não necessariamente está com o “nome sujo”, já que nem todas essas dívidas são incluídas no radar dos birôs de crédito. Além disso, as empresas credoras levam tempo para informar o atraso aos birôs que também notificam o cliente e dão um prazo para o pagamento.

Porque se atentar a essa diferença

Tanto no endividamento, quanto na inadimplência, as finanças do consumidor estão sendo afetadas, assim como outras esferas de sua vida. Ainda que estar inadimplente traga consequências específicas que também impactam negativamente as pessoas. Porém, endividado, o consumidor passa por menos restrições de crédito que aquele que está inadimplente. Sendo assim, são maneiras diferentes de organizar as finanças.

Endividado ou inadimplente tem saída

Quando suas contas estão em dia, o mais importante é não fazer novas dívidas para não comprometer ainda mais o orçamento. Bem como analisar seus ganhos e gastos para fazer o corte de despesas não essenciais. É possível negociar com os credores para estender o prazo e assim diminuir as parcelas. Porém, isso significa que a dívida se estende por mais tempo e dá margem para imprevistos que podem ocasionar atrasos.

Já aqueles que estão inadimplentes estão em uma condição ainda mais favorável de negociação com o credor. As instituições financeiras tendem a melhorar as condições de pagamento para evitar o prejuízo do não pagamento. De qualquer forma, a Solução Financeira faz a negociação amigável para endividados e inadimplentes, reduzindo a dívida em até 70%. Além de garantir um ótimo desconto, consegue retomar o controle da própria vida financeira das contas em dia ou em atraso. Entre em contato com a gente para solicitar uma análise gratuita da sua dívida e continue acompanhando o blog para mais dicas de saúde financeira. Até a próxima!

Posts relacionados

Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27