PLANEJAMENTO

Organize suas finanças para começar 2023 com o orçamento equilibrado

Faltando apenas três meses para 2022 acabar, chegou a hora de pensar nas contas de fim de ano. Agora é hora de se programar para começar 2023 com o orçamento em dia.

Criado 30/09/22         

se programe para as contas de fim de ano

Dicas para se organizar para 2023

Iniciar o ano trazendo pendências do ano anterior acaba atrasando a realização dos planos de ano novo. Principalmente quando a renda está comprometida com dívidas, é muito mais difícil colocar em prática projetos financeiros. Nesse sentido, é fundamental ter organização e planejamento. Sobretudo no fim de ano, quando temos vários gastos sazonais seguidos dos impostos de início de ano. Pensando nisso, essas dicas vão te ajudar a equilibrar o orçamento e garantir um início de ano economicamente mais tranquilo.

Aprenda sobre educação financeira

É especialmente difícil conseguir uma relação saudável com o seu dinheiro sem educação financeira. Informação é um recurso importante em qualquer cenário, no caso econômico pode ser o fator que te insere ou retira da lista de inadimplentes.

Apesar de parecer um tema complicado, estudar suas finanças é uma tarefa simples. Além de ter diversos cursos gratuitos que te ensinam o básico para controlar seus gastos, você pode aprender apenas se informando nos lugares certos. Por exemplo aqui no blog da Solução Financeira, onde trazemos com frequência textos ricos em conteúdo numa linguagem acessível para todos os públicos.

Analise sua situação financeira

Aprendeu sobre finanças? Hora de analisar a sua situação financeira. Primeiramente, monte um orçamento pessoal listando todas as fontes de renda (salário, aluguéis e outros tipos de receita) e todos os gastos. Considere as despesas essenciais, como contas de luz, água, internet e alimentação, até despesas com lazer ou outras atividades recorrentes. Você pode usar aplicativos, planilhas no computador ou até mesmo um caderno. Seja como for, seu objetivo é descobrir para onde vai seu dinheiro para melhor planejar os gastos de fim de ano.

Use os benefícios de fim de ano

Em geral, as empresas costumam pagar bonificações e gratificações no fim do ano. Além, é claro, de benefícios garantidos por lei como o 13º salário. Especialistas indicam usar essa grana extra para quitar dívidas e isso já é uma maneira de aliviar o orçamento. Porém, se esse não é o seu caso, use dinheiro para as contas de fim de ano ou para aquelas que vencem em Janeiro.

Corte os gastos excedentes

As épocas festivas são períodos repletos de gastos extras, desde viagens para quem está de férias, até a compra de presentes. Nesse sentido, existem 2 opções: reduzir as compras de Natal ou fazer uma reserva para elas. Agora que faltam 3 meses para o fim do ano, você pode começar a guardar dinheiro para a compra de presentes. Ou mesmo pagar adiantado algumas despesas de viagem visando conseguir descontos. Não se esqueça de que no início do ano existem despesas fixas como IPVA e IPTU que pesam bastante no orçamento, portanto não exagere.

Pague as contas de fim de ano à vista

Recentemente fizemos um post aqui no Blog comparando as vantagens de pagar à vista ou à prazo, você pode ler o texto na íntegra aqui. Nesse momento vamos destacar a vantagem de pagar no ato da compra para evitar o acúmulo de parcelas no próximo ano. Também é mais fácil de conseguir bons descontos com pagamento antecipado em viagens ou à vista na aquisição de presentes.

Quite suas contas

Mais importante que evitar o acúmulo de dívidas para o ano seguinte, é pagar aquelas que já existem. Uma maneira é usar os benefícios de fim de ano para quitar as dívidas atrasadas. Porém, se usar as bonificações não for uma opção, sempre é possível negociar a dívida.

Nesses casos, recomendamos buscar uma empresa que ofereça o serviço de negociação amigável e deixar que se encarreguem da parte burocrática. Por exemplo, a Solução Financeira que reduz em até 70% as dívidas de cartão de crédito, financiamento de veículos e até empréstimos pessoais. Mesmo o crédito solicitado para CNPJ pode ser negociado por nós. Basta agendar uma análise gratuita para receber as orientações de um dos nossos especialistas e descobrir quanto juros abusivos você pode eliminar.

Antecipe seus gastos extras

Ao invés de deixar valores se acumularem para pagar de uma só vez, é interessante pagar com antecedência. Isso porque as instituições financeiras se beneficiam do retorno antecipado do dinheiro emprestado. Ao conceder crédito, os bancos correm o risco de não receber o valor de volta e cobram juros sobre a operação para não ficar no prejuízo. Entretanto, se o cliente antecipa o pagamento, esse risco deixa de existir e a instituição fica mais disposta a eliminar os juros cobrados.

Principais contas de início de ano

  • IPTU – Janeiro e fevereiro
  • IPVA – Janeiro
  • DPVAT – Janeiro
  • Matrícula escolar e compra de materiais – Janeiro
  • Contas de Natal e ano-novo
  • Seguros

Se organize agora mesmo

Falta pouco para o ano acabar, então não há tempo a perder. A hora de organizar as finanças e se preparar para 2023 é essa. Aproveite o último trimestre do ano para colocar seu orçamento em dia. Mesmo com as contas de fim de ano é possível manter o equilíbrio do orçamento tendo disciplina e foco. Continue atento aos nossos conteúdos aqui do Blog e aprenda a cuidar cada vez melhor do seu dinheiro. Até a próxima!

Posts relacionados

Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27