SCORE

Descubra por que ter um bom score de crédito pode ser positivo para você

Como um bom score de crédito pode ser importante? Todo mundo já ouviu falar sobre score de crédito, sobre ter o nome negativado ou sujo. Contudo, nem todo mundo sabe a importância que existe em cultivar um score positivo. Continue neste texto e descubra.

Criado 16/05/22         

Compartilhe:

Possuir um bom score de crédito pode gerar excelentes benefícios. Você já ouviu a expressão: “bom pagador na praça”? De forma geral esse título é dado a pessoas que pagam as contas em dia e consequentemente são essas que possuem um score de crédito positivo. 

O que muita gente não está ciente é que essa “fama de bom pagador” é muito relevante nos dias atuais e abre diversas portas para aqueles que cultivam essa reputação, mas hoje essa “fama” é criada por meio dos órgãos que medem o crédito dos consumidores.  

Com a importância de compreender o funcionamento desse sistema, desenvolvemos este conteúdo no qual você poderá conceber melhor como funciona o score de crédito e descobrir quais os benefícios reais de manter um bom score. 

O que é score de crédito?

A palavra em inglês “score” pode ser traduzida como “pontuação”, nesse sentido o score de crédito nada mais é que uma pontuação utilizada pelas empresas de crédito no Brasil para compreender se um consumidor é um bom ou mau pagador. 

Em geral a pontuação vai de 0 a 1.000 pontos e é calculada de acordo com os hábitos de consumo de cada pessoa, entre os fatores analisados estão o uso de cartão de crédito, se as contas são pagas em dia e se o consumidor possui uma conta em banco. 

Assim, o score de crédito foi uma ferramenta criada para auxiliar as instituições financeiras. Por meio dele, é possível conhecer a “reputação” dos clientes antes de ofertar um serviço de crédito, como um empréstimo, um cartão de crédito, um financiamento ou um crediário, por exemplo. 

Com essa avaliação, as concessoras de crédito podem ter uma previsão se o consumidor irá honrar seu compromisso financeiro futuro, ou melhor, quais as chances de ele honrá-lo. Essa é uma maneira de garantir mais segurança aos processos de concessão de crédito. 

O que é score Serasa?

Uma das empresas que produz um dos scores mais importantes no mercado é a Serasa Experian, o Score Serasa analisa o perfil de bons e maus pagadores e é um dos mais conhecidos atualmente. 

A Serasa é um dos quatro birôs de crédito que existem no Brasil, essas são as empresas com autorização para registrar os dados dos consumidores, como histórico de pagamento da população. As outras três são: SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod. 

Quando falamos de instituições financeiras e empresas que oferecem crédito, elas costumam consultar não apenas em uma dessas quatro instituições, mas sim em algumas. Entretanto, é inegável a maior relevância do Score Serasa que vem se destacando como fonte de informação sobre crédito. 

As regras entre cada birô podem variar um pouco, mas a lógica geral é que cada consumidor recebe uma pontuação de 0 a 1.000 pontos, de acordo com seu histórico de pagamento. 

Como funciona o score Serasa?

Seguindo a linha dos outros birôs de crédito, a Serasa coleta dados em fontes públicas e privadas, como bancos, lojas, concessionárias de energia elétrica e outros serviços, assim como, em outras instituições e dessa maneira cria um perfil dos consumidores. 

Dessa forma, a empresa permite que outras instituições consigam identificar se o cliente é um bom pagador, ou seja, se ele pagou todas as dívidas em dia no último ano ou se o cliente deixou de pagar alguma conta, nesse caso, estando com o nome sujo e sendo um mau pagador. 

Nesse sentido, quanto maior o seu score, maiores são as suas chances de conseguir crédito e também melhores condições de pagamento. Se você tem um score baixo, as instituições financeiras não conseguem ter segurança de que o crédito pedido será quitado, graças a isso em alguns momentos créditos são negados ou são concedidos com juros mais altos. 

Como um bom score de crédito faz diferença na sua vida financeira

Ter um score positivo pode ser muito importante, principalmente se você busca por alguma forma de concessão de crédito — empréstimo pessoal, cartão de crédito, financiamento veicular etc — no momento ou no futuro. Um bom score pode ser um fator decisivo na aprovação da contratação de qualquer um desses serviços.  

Talvez você esteja pensando que não pretende contratar nenhum desses serviços agora e por isso não precisa cultivar um bom score. Contudo, imagine a seguinte situação, daqui alguns anos você decide abrir seu próprio negócio e para isso precisará de investimento o que te levará a recorrer a um empréstimo ou você decide daqui a algum tempo adquirir um imóvel ou veículo e precisa fazer um financiamento. 

Tendo em vista que o futuro é imprevisível é importante cultivar sempre um bom score e dessa forma estar preparado para uma necessidade como essas.   

Vantagens de ter um bom score de crédito

Melhores taxas e condições de pagamento

Aqueles que possuem um bom score são entendidos pelos bancos, financeiras e instituições afins como bons pagadores e, dessa forma, fornecem um risco menor de inadimplência e atrasos

Por isso, essas instituições costumam oferecer taxas menores para eles, pois o risco é baixo, oferecem também melhores condições de pagamento, já que é de interesse das instituições criar relações com consumidores com bom score e ter clientes confiáveis. 

Mais possibilidades de negociar dívidas

Outro benefício de quem possui um bom score é que se por acaso você precisar negociar alguma dívida, será muito mais fácil se você tiver um score positivo. Isso acontece porque uma boa pontuação indica para o mercado que você é uma pessoa que lida com sua vida financeira com responsabilidade. Desse modo, a negociação é uma forma de seguir mantendo suas obrigações regularmente

Menos burocracia na hora de contratar crédito

Para aqueles que estão em busca de empréstimos, financiamentos, ou outra forma de concessão de crédito, ter um bom score é um grande facilitador. Quando alguém possui um score baixo, as instituições financeiras entendem que o risco é maior. 

Nesse sentido, surgem mais burocracias na busca pela diminuição dos riscos. É preciso comprovações adicionais que ofereçam garantias de que a dívida será paga. Em casos como esse são solicitados mais documentos, garantias e até um fiador ou avalista. 

Já para aqueles que possuem um bom score tudo fica mais fácil, as instituições financeiras entendem que o risco é mais baixo e dessa forma querem garantir o cliente facilitando o negócio.

Maiores chances de aprovação de cartão de crédito

Hoje em dia, quase todos os brasileiros possuem um cartão de crédito, existem, inclusive especialistas financeiros que recomendam o uso do cartão, dizendo ser ele mais vantajoso do que utilizar o dinheiro físico ou o débito. 

Quando você possui um score alto é muito mais fácil conseguir ter uma aprovação de crédito garantida. 

A lógica é a mesma, as financeiras têm interesse em criar relação com pessoas com uma boa reputação e que serão, possivelmente, bons clientes. 

 

Está com o nome sujo, negativado ou com um score de crédito baixo? Então leia o conteúdo: Saiba como sair das dívidas ganhando pouco, descubra como sair das dívidas e alcançar um bom score. 

Além disso, continue acompanhando os conteúdos do blog da Solução Financeira e saiba formas de administrar seu dinheiro e tornar-se financeiramente independente. 



Posts relacionados

Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27