SCORE

Como bolsa de valores impacta a vida das pessoas comuns

Todo mundo ouviu falar na bolsa de valores em algum momento e o preço do dólar é um assunto bastante comentado. Ainda assim, poucas pessoas entendem como esses dois indicadores econômicos afetam a própria vida. Confira aqui:

Criado 25/11/22         

A bolsa de valores

Bolsa de valores é um ambiente de negociações financeiras onde ocorre a compra e venda de títulos, contratos e commodities. Em resumo, é uma instituição que permite que empresas negociem suas próprias ações com transparência e segurança. A partir disso, elas recebem investimentos e incentivos na atividade econômica, gerando empregos. Ou seja, é através da bolsa de valores que as empresas conseguem recursos financeiros para seus projetos. Sejam melhorias em maquinários, abertura de novas filiais ou investimentos de longo prazo.

A B3

Em 1895, foi criada a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, hoje conhecida como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Uma empresa que deseja comercializar suas ações na Bolsa de Valores deve abrir seu capital e vender suas ações para captar recursos para o seu negócio. Já quem quer investir na Bolsa pode escolher uma corretora que ofereça, entre outras vantagens, custos operacionais acessíveis.

Mitos sobre a bolsa de valores

De forma geral, há vários mitos sobre a bolsa de valores. Por exemplo, a possibilidade de enriquecer de forma repentina. Isso não é totalmente verdade já que os maiores lucros também requerem mais investimentos. Nesse sentido, investimentos menores darão menos lucros que, se bem administrados, podem se tornar um bom patrimônio. Porém é necessário paciência e conhecimento de mercado para garantir uma constante nos ganhos.

Por outro lado, também não é verdade que somente ricos podem se beneficiar na compra de ações. Como dito no parágrafo anterior, existem ativos de menor valor e rendimento que podem servir de um bom começo. Além disso, ter bom retorno nos investimentos não é uma questão de sorte e sim de análises de comportamento do mercado. Com estudos ou auxílio de um corretor confiável, as garantias são maiores.

Bolsa de valores e economia

Seja como for, a bolsa de valores e suas movimentações influenciam diretamente o desenvolvimento econômico. Graças a compra e venda de ações, o dinheiro circula nos investimentos, além de trazer dinheiro internacional para dentro do país. Quanto maior a quantidade de uma moeda estrangeira no Brasil, menor fica o valor dela em relação ao real brasileiro. Ou seja, as altas e baixas do dólar também estão relacionadas às ações da bolsa. Consequentemente, os produtos e serviços pagos em dólar (como o preço da gasolina) sofrem a mesma influência.

Impactos na vida das pessoas comuns

Ao contrário do que se pensa, a bolsa de valores influencia e beneficia também os não investidores. Quanto mais desenvolvido for o mercado financeiro e a bolsa de valores, maiores são as possibilidades de emprego, salários e qualidade de vida. Isso porque empresas em expansão investem em colaboradores e abertura de vagas. Além disso, as mercadorias nas prateleiras de supermercado ficam mais baratas de alguma forma. Principalmente pela diminuição de valor das moedas internacionais.

Curiosidade: surgimento da bolsa de valores

Em meados dos anos 1285, na Bélgica, alguns nobres da época se reuniam na casa da família Van der Burse para realizarem alguns negócios. Na época, as casas eram identificadas pelo brasão da família a que pertenciam, já que não havia numeração. Por sua vez, o brasão dos Van der Burse eram compostos por três bolsas no desenho do brasão e sua casa ficou conhecida como “a casa das bolsas”.

Na casa das bolsas dos Van der Burse, os nobres da Europa se reuniam para investir em expedições marítimas da época que, por serem muito caras, eram financiadas por mais de um nobre. Assim, para fazer parte dos lucros das viagens, esses nobres recebiam uma espécie de título proporcional ao investimento realizado que dava direito a um percentual de lucro da expedição. Quanto mais bem-sucedida e administrada a viagem dos marinheiros da época, maior seria o lucro repartido entre os investidores.

Posts relacionados

Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27