É a primeira vez que a Black Friday acontece simultânea a Copa do Mundo e varejistas enxergam oportunidades. Veja aqui as melhores maneiras de conseguir alavancar suas vendas nesse período.
Todos os anos, a última sexta-feira do ano atrai diversos consumidores pelas promoções e preços acessíveis. Muito popular nos EUA, a Black Friday foi ganhando forças no Brasil e há 12 anos movimenta o comércio nacional com o anúncio de preços reduzidos. Por si só, esse evento é responsável pelo aumento das vendas em diversos setores, mas em 2022 um fator importante vai alavancar ainda mais alguns setores: a Copa do Mundo.
Pela primeira vez, a Black Friday vai coincidir com a competição mundial devido ao clima quente do Catar, país que sedia a edição de 2022. Em geral, o evento costuma acontecer em Junho quando é Verão no Oriente Médio, por isso foram transferidos para Novembro quando a temperatura é mais branda. A medida foi tomada para evitar que os atletas de regiões mais frias fossem afetados pelos meses mais quentes, porém acabou impactando também no comércio.
Inclusive, empresas como Apple e Microsoft foram chamadas assim no início quando as pessoas não entendiam exatamente em que elas trabalhavam. Hoje os investidores deixaram de se preocupar com o fato da população geral entender ou não o produto em seu início. Principalmente, consideram uma startup um grupo que trabalhe em um campo de incertezas, mas que tenha um modelo de negócios repetível e escalável.
Antes de mais nada, é preciso considerar que são dois eventos de grande relevância e com muito potencial econômico. Pensando nisso, diversos analistas preveem aumento nas vendas por conta do acontecimento simultâneo. Pesquisas apontam que 80% dos brasileiros pretendem comprar algum produto ou serviço durante a Black Friday deste ano. Os setores de comidas e bebidas devem ser os mais alavancados nesse período, mas outros setores não devem ficar de fora.
Todos os anos, a última sexta-feira do ano atrai diversos consumidores pelas promoções e preços acessíveis. Muito popular nos EUA, a Black Friday foi ganhando forças no Brasil e há 12 anos movimenta o comércio nacional com o anúncio de preços reduzidos. O brasileiro tem aumentado sua confiança nas promoções e tem aprendido a evitar as fraudes. Por si só, esse evento é responsável pelo aumento das vendas em diversos setores, mas em 2022 um fator importante vai alavancar ainda mais alguns setores: a Copa do Mundo.
Pela primeira vez, a Black Friday vai coincidir com a competição mundial devido ao clima quente do Catar, país que sedia a edição de 2022. Em geral, o evento costuma acontecer em Junho quando é verão no Oriente Médio, por isso foram transferidos para Novembro quando a temperatura é mais branda. A medida foi tomada para evitar que os atletas de regiões mais frias fossem afetados pelos meses mais quentes, porém acabou impactando também no comércio.
Ao contrário das promoções nos EUA que ocorrem exclusivamente na sexta-feira, os comerciantes brasileiros aproveitam para estender os descontos. Alguns lançam a Black Week, onde os preços são reduzidos durante a semana toda. Da mesma forma, o Black Weekend abrange o fim de semana, de sexta à domingo. Ainda temos o Black November, um mês todo de condições especiais para o consumidor. Além de outros eventos atrelados, por exemplo a Cyber Monday que se trata de promoções específicas para produtos eletrônicos.
Atualmente, apenas 40,9% dos empresários afirmam que se planejam com antecedência para a data. Isso é um erro, já que uma decisão como essa se tomada sem os devidos cuidados, pode ser um tiro no pé. Para anunciar promoções, é preciso analisar o comportamento de venda dos seus clientes e também da concorrência.
Além disso, o estoque precisa ser calculado para que não sejam anunciados produtos que a loja não tem para entregar. Porém se exceder na compra pode gerar produtos parados que se tornarão prejuízos depois. O valor dos descontos também deve ser compatível com o orçamento da empresa, a loja não deve vender por menos do que pagou para não ficar com caixa negativo.
Planejando com antecedência é possível organizar o marketing, a divulgação, contabilizar estoque e precificar corretamente o que será vendido para garantir o lucro na quantidade. Inclusive, é um erro pensar que somente os e-commerces se beneficiam das compras dessa época, pesquisas mostram que os consumidores ainda vão até a loja física. Principalmente para conseguir produtos a pronta-entrega e não ter que aguardar o prazo do frete.
Caso você já tenha adquirido produtos anteriormente, mesmo que não seja na Black Friday e isso acarretou numa dívida: negocie. Manter o pagamento dos fornecedores em dia te ajuda a não pagar juros. Além de melhorar seu relacionamento e garantir bons preços e boas condições no futuro. Porém se você contraiu empréstimo para investir em estoque e isso está apertando o orçamento, procure a Solução Financeira. Nós também negociamos dívidas de pessoa jurídica e você pode conseguir uma redução de até 70%.
Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no Blog para administrar com consciência os recursos da sua empresa. Até a próxima!
Solução Financeira – CNPJ: 23.847.868/0001-27